domingo, 29 de julho de 2012

2ª FASE DO PAC2: SERÁ QUE ICAPUI VAI FICAR FORA DESSA ?

Municípios de até 50 mil habitantes que estão fora de regiões metropolitanas têm até o dia 18 de setembro para participar do processo de aquisição de máquinas e equipamentos para construção e recuperação de estradas vicinais. A ação faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e prevê a doação de 3.591 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras às prefeituras contempladas. O formulário de cadastramento está disponível no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no endereço eletrônico www.mda.gov.br. O número de habitantes de cada município terá como base a mais recente estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Para pequenos municípios, receber em doação uma máquina tão versátil e que pode custar no mercado mais de R$ 200 mil é uma vantagem indescritível. No caso da motoniveladora, o custo no mercado é ainda maior, de quase R$ 500 mil por máquina”, explica Luiz Cláudio Marques Campos, assessor técnico do MDA.

Icapui atende a todos os requisitos do programa e tem grandes chances de ser selecionado, até porque o  Governo permite que os interessados se organizem e concorram por meio da modalidade associativa (ou seja, uma proposta apresentada por um conjunto de municípios, com no mínimo três e no máximo seis associados - todos com população inferior a 50 mil habitantes) ou via consórcios públicos já constituídos. A máquina será administrada e usada pelos municípios conjuntamente.

Vale lembrar, meus amigos, que na primeira fase Icapui, incrivelmente, ficou de fora, o que não nos deixa outra explicação a não ser a de que o município não fez a solicitação para participar do programa, que é simples, basta que a prefeitura faça um cadastro no site do MDA e envie, em prazo hábil, um ofício assinado pelo prefeito, ou seja,  depende apenas da boa vontade do gestor. Para conhecer os 56 municípios cearenses contemplados, por ordem alfabética, clique no link:< http://www.mda.gov.br/portal/arquivos/view/pac2/Ceara.pdf>.

E aí Jerônimo, Nosso Icapui vai ficar fora dessa? Vamos perder mais esse investimento? São perguntas que ecoam entre os cidadãos icapuienses, principalmente entre aqueles que têm na terra, fonte de renda, muitas vezes para sua subsistência e de sua família. O Blog do Marcus Rebouças vai continuar fiscalizando, sempre de olho, denunciando  as irregularidades que acontecem  em nosso município.

Quer saber mais e também nos ajudar a fiscalizar? Acesse já:< http://www.mda.gov.br/portal/>.

No dia 07 de Outubro, vote 19 !!!!
Prefeito: Marcus Rebouças
Vice: Narcélio.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.