domingo, 29 de julho de 2012

FIQUE SABENDO: QUEM INVENTOU A URNA ELETRÔNICA?


A Urna Eletrônica Brasileira ou como inicialmente era chamada "Coletor eletrônico de votos" é uma invenção genuinamente brasileira. 

Rodeada de polêmicas, sua invenção tem muitos pais. A patente registrada no INPI em 1997 tem a empresa OMNITECH como criadora da máquina, mas muita gente participou do desenvolvimento do sistema até o modelo e tecnologia de segurança atual.

O Dr. Carlos Prudêncio se diz mentor intelectual do atual voto eletrônico. Em 1989, a contragosto do TRE, ele implantou o primeiro terminal de votação por computador na cidade de Brusque-SC. Na época, ele que tinha 41 anos, era o juiz da 5ª Seção Eleitoral do Estado, com sede naquele município. A adaptação do computador foi feita com a ajuda do irmão, Roberto Prudêncio, dono de uma empresa de informática. O modelo do programa de computador usado por Prudêncio é o mesmo adotado hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Declarou o Dr. Prudêncio, que na época nenhuma grande empresa de informática se interessou pelo projeto. Ele "peitou" o TRE catarinense e fez seu experimento. A prova que ele estava certo é que na eleição de 2000, 100% das seções eleitorais no Brasil contou com a urna eletrônica.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.