terça-feira, 31 de julho de 2012

TROPEÇANDO E LEVANTANDO - A VIDA NOS ENSINA


O excelente artigo que segue, fora escrito pelo advogado e cidadão icapuiense Gilberto de Carvalho. Apesar de já ter sido exposto em outros blogs, fazemos questão de postá-lo, e de desde já parabenizar o autor.

Em todo lugar por onde se anda não se falar em outra coisa, senão em política, ou melhor, na sucessão dos prefeitos já que o pleito se avizinha.
Em Icapuí, minha terra natal, não é diferente. Ora, mas como poderia ser! Icapuí um verdadeiro berço de pessoas politizadas, nicho conhecida por suas proezas eleitorais: Em épocas recém-saídas do regime ditatorial, 1985, elegeu seu primeiro Prefeito José Aírton da Silva Cirilo, então filiado ao PMDB - , quando a regra geral eram Prefeitos do PFL que acomodava todos políticos egrégio da ARENA. Para época, o partido (PMDB) era o que acomodava diversas correntes de esquerda, de moderados e extremistas. Foi assim, que o prefeito eleito pelo PMDB, logo se filiou ao Partido dos Trabalhadores e fez seu sucesso, o ora Deputado Estadual Dedé Teixeira, pela legenda do PT.

Icapuí sempre foi vanguardista na criação e implantação de políticas sociais voltadas não somente para os mais carentes -, que é um retórica de todas as agremiações partidárias, como também, e principalmente na politização de seus cidadãos. Quer queira ou não o Icapuiense tem um nível de consciência política, digamos superior a média, embora tenha sofrido algumas retrações nestes últimos tempos, mas, sabemos o porque.
Mais o importante é o debate que a sociedade -, cada um em seu nível de conhecimento, faz sobre a vida política do município e, nesse debate, não fica de fora a questão da avaliação da administração, seus gestores, as comparações entre uma gestão e outra e, da sucessão à prefeitura municipal, é claro.
Não me surpreendeu a expressiva votação que o Prefeito tampão obteve no pleito suplementar de novembro próximo passando, quando solapou quase três mil votos da maioria sobre seus opositores. O povo que não aguentava mais estava obcecado por mudanças, sedentos de ordem e de governo, depositaram toda suas esperanças em um nome que, pela insatisfação demonstrada no olhar do Povo, não correspondeu a seus anseios. O povo que clamavam por uma resposta energética do novo gestor, ver-se frutado percebendo que coisa alguma mudou senão o nome dos gestores.
A letargia da administração do governo que o povo depositou toda sua esperança -, conhecendo o Povo de Icapui como vanguardista que são, posso até pondera, este governo poderá está com seus dias contados. Pois o sentimento de mudança que serviu para eleger essa atual gestão ainda é forme na esperança do povo de Icapui e, por onde se anda não se escuta outra coisa senão a população eleitora dizer “hoje está pior que antes”, numa clara demonstração de descontentamento e desaprovação da administração atual. Eu acredito muito na unidade do povo de Icapui, que tem uma forte sensibilidade de união na hora das dificuldades e, já fez até escola no sentido de tropeçar, cai e levantar dando o troco. Dedé Teixeira e Edilson que o Diga, quando experimentaram amargosas e fragorosas derrotas em suas respectivas contemporaneidades. O povo está cioso que precisa avançar para mudar e que a esperança que fora corrompida precisa seguir na vanguarda na busca do novo.

Envie-nos também um artigo que expresse seu pensamento, através do e-mail: blogdomarcusreboucas@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.