terça-feira, 18 de setembro de 2012

PANORAMA HISTÓRICO DE ICAPUI: 8 FATOS QUE VOCÊ NÃO PODE ESQUECER ANTES DE VOTAR


Há exatos 19 dias do dia “D”, em que iremos as urnas, cabe relembrar alguns fatos que aconteceram no cenário político de nossa cidade.  Selecionamos apenas oito dos numerosos acontecimentos da movimentada política local. Pedimos aos leitores que leiam todos os tópicos com atenção, e relembre conosco os episódios aqui descritos. Preferimos não incluir muitas datas no texto para que a leitura fique mais agradável.

1) ICAPUI SE EMANCIPA: A CANOA VELOZ ESTÁ PRONTA PARA ZARPAR 

Na verdade a primeira tentativa de emancipação de Icapuí ocorreu em 1959. O distrito foi elevado à condição de município pela Lei nº 4461, de 15 de janeiro de 1959, não chegando, no entanto, a se instalar oficialmente, impedindo pela lei nº 8339, de 14 de dezembro de 1964, publicadas imediatamente após o regime militar ocorrido no Brasil em 1964.

No início da década de 80, ativistas e estudantes realizaram as semanas universitárias de Aracati, organizadas pela Associação dos Estudantes Universitários Aracatienses – AEUA, que, juntamente com a União Estudantil Praiana – UNEP, criada em 1980, em Icapuí, a Associação Cultural Icapuiense – ACICA, setores da igreja católica e lideranças locais, entre eles José Airton e outros, alcançaram a tão sonhada emancipação do município, através da publicação da lei n° 11.003 de 15 de janeiro de 1985. 

O distrito praiano estava enfim liberto da política escravagista de Aberlado Costa Lima Filho, na época. Icapui, agora emancipada, precisava de um prefeito e o primeiro prefeito eleito foi José Airton Cirilo. 

2) A PRIMEIRA GESTÃO: ICAPUI TORNA-SE REFERÊNCIA NACIONAL

A partir deste momento inicia-se uma nova fase no desenvolvimento do ‘Povo Praiano’. Com uma administração própria, José Airton foi eleito prefeito pelo PMDB, mas nos seus primeiros meses de mandato migrou para o PT, convencido pelo pároco ativista de esquerda da recém cidade, Padre Antônio Lopes de Lima – O padre Lopes.

O jovem prefeito encontrou muitas dificuldades para governar o município. Como fazer para conseguir recursos provindos dos governos, federal e estadual, já que ambos eram de partidos de extrema-direita?

A única riqueza de Icapui, consistia no seu povo nobre, ordeiro e de bom caráter. Não haviam escolas, nem postos de saúde, apenas muitas casas de palha, miséria e bicho-de-pé.  Com muita criatividade e resiliência, José Airton, contornava a situação precária que se encontrava por aqui. O jovem prefeito conseguiu diminuir a mortalidade infantil a ponto de ganhar vários prêmios internacionais, dentre eles o Selo Unicef para Criança e Adolescente. Conseguiu diminuir o analfabetismo com a participação dos munícipes, e Icapuí foi se destacando como “Cidade Modelo” de gestão pública em todo o País.

O PT, após memorável gestão de José Airton, continuaria no poder com Francisco José Teixeira, o Dedé Teixeira, levado ao poder com o apoio do primeiro prefeito. Dedé, apenas deu prosseguimento ao plano de ação instituído pela primeira gestão e após o período de seu mandato passou o cargo novamente para José Airton, que fez mais uma boa administração, construindo praticamente todo o patrimônio público que o município dispõe atualmente. 

3) DEDÉ TEIXEIRA NO PODER: DO DESCASO AO RETROCESSO

Dedé Teixeira, após o último mandato de José Airton, teria pela frente mais 8 anos de poder. Seu governo (diria muitos desgoverno) fora marcado pela estagnação e por obras inacabadas, no popular “feita nas coxas”. Icapui se transformara, num palco de desfiles para aliados petistas, que vinham aos montes para fazer propagandas de um desenvolvimento invisível. Apesar de pregar a transparência, as pessoas não tinham o pleno conhecimento de onde era empregado as receitas da prefeitura (se bem que um “pequeno grupo” sabia). No seu último mandato, Dedé Teixeira contou com verbas federais, o governo federal agora era um aliado, o seu ultimo ano de mandato teve arrecadação recorde. Esse dinheiro, em parte, fora empregado em obras eleitoreiras, feitas as pressas, sem nenhum compromisso com a qualidade, entre elas destacamos a praça central, ainda inacabada; alguns corredores que dão acesso as praias, ainda em situação precária e o arqueadouro da Barra Grande, obra vergonhosa, criticada pela devastação que causou as áreas de manguezal. Dedé Teixeira deixa o poder, de forma frustrante, com diversos processos na justiça e acusado de deixar um rombo milionário para os cofres da prefeitura.

4) JOSÉ AIRTON: QUASE GOVERNADOR DO CEARÁ

 

Não podemos, como icapuienses, esquecermos do pleito de 2002, o qual segundo José Airton, “motivada por um grande projeto para o Estado”. Agrupando importantes partidos aliados, numa campanha jamais vista na história do Ceará, ele conseguiu abrir caminhos para que ideologia de esquerda derrubasse a autoritária oligarquia do Estado, e com 28,3% dos votos válidos no 1º turno das eleições (924.690 votos), Levou pela primeira vez uma Eleição Estadual a ser decidida no segundo turno, quando obteve 1.762.679 votos, e por uma diferença de 3.047 votos não foi eleito Governador do Estado do Ceará.






5) RACHA INTERNO NO PT: JOSÉ AIRTON X DEDÉ TEIXEIRA

Um fato marcante no cenário político de Icapui e do estado do Ceará, fora o rompimento do então, Dep. Federal José Airton e do Dep. Estadual Dedé Teixeira. O episódio transparecera a existência de “grupinhos” dentro do partido, o que não era novidade para muitos. Em entrevista concedida a Rádio FM Educativa de Icapui, José Airton desabafou dizendo, que não se arrependeu do que fizera em sua trajetória política, no entanto, admitiu que tomou decisões que não tomaria hoje, fazendo alusão a Dedé. No popular ele quis dizer “eu preparei uma cobra para me morder”. Dedé Teixeira apóia atualmente os candidatos do grupo de José Guimarães, se mostrando como um verdadeiro traidor para José Airton, ao qual, e os leitores desse Blog sabem mais do que nós, que ele deve muito.


6) A ERA IRMÃO EDILSON: O POVO CONSTRUIDO O NOVO

O pleito de 2004, foi histórico. O candidato do PSDB, o amado e conhecido pelo povo de Icapui, Irmão Edilson, venceu o candidato do PT, Neto, com uma margem superior a mil e quinhentos votos, feito nunca antes alcançado e teria pouco mais de sete anos de poder. O povo de Icapui estava convicto de sua decisão pela mudança. Na tomada de posse, uma surpresa, cômica para não dizer trágica, a cadeira do prefeito havia sumido (risos). Muitas foram às dificuldades encontradas pela gestão do Irmão Edilson, diga-se de passagem, muitas delas impostas por parlamentares petistas que ainda não aceitavam o resultado das urnas. Enfrentando todas as adversidades, com boas propostas como o “programa prefeitura na comunidade”, o governo Ir. Edilson fora marcado por ações voltadas estritamente para o povo. 

No pleito de 2008, a maioria da população de Icapui, mostrou nas urnas aprovação a gestão do PSDB. Dessa vez fora contra o próprio Dedé Teixeira, vitória com aproximadamente 300 votos de diferença. Em meados do ano passado, uma ação movida pelo próprio Dedé Teixeira, conseguiu destituir o Ir. Edilson do poder, de forma muito controversa, sob acusação de empregar um excedente de pessoas em período eleitoral. Mesmo nesse momento difícil, o Ir. Edilson mostrou uma força impressionante, destacado por pesquisas como um dos homens mais influentes de Icapui.

7) A TRAMA: PETISTAS E ALIADOS QUEREM ELEIÇÃO INDIRETA

Com a cassação do Ir. Edilson, assumiu a prefeitura o atual presidente da Câmara Municipal de Icapui, Manoel Jeová, o Cadá, por um curto período de 90 dias, isso até que, nos termos da resolução do TRE-CE, fosse realizada uma eleição suplementar para definir-se o novo prefeito da cidade.

O pleito suplementar, no qual disputaram três candidatos: Jerônimo (PT), Lacerda (PMDB) e Marcus Rebouças (PTN), foi marcado por muitas polêmicas. A começar pela impugnação de campanha de Marcus e Lacerda, por, segundo o que alegaram, não terem um ano completo de filiação, nos seus respectivos partidos. O Ir. Betinho, vice, substituiria Lacerda e Marcus Rebouças, mesmo assim, concorreria ao pleito. Era tudo que o PT queria. Os petistas usaram de uma artimanha típica, as velhas promessas, e se aproveitando que a população estava confusa com toda aquela reviravolta, conseguiram eleger Jerônimo Prefeito. Voltaríamos a assistir mais uma amostra da administração petista em Icapui.

No entanto, chamou a nossa atenção a investida de alguns da cúpula do PT local, principalmente do PC do B, que intentaram junto a justiça eleitoral, levar a eleição suplementar para a Câmara de vereadores (afinal lá eles eram maioria), tornando a eleição indireta. Uma expressão vergonhosa de medo. A lei orgânica do município considera essa atitude como uma forma de invalidar a soberania popular, veja o trecho do art. 3:

“O município de Icapuí reger-se-á por esta Lei Orgânica, atendidos os princípios constitucionais.
Parágrafo Único – A soberania popular se manifesta quando a todos são asseguradas as condições dignas de existência, e será exercida:
I. pelo voto universal DIRETO (sic.)e secreto, com valor igual para todos; (...)”

Assista ao vídeo da sessão.Fora esse um dos argumentos, utilizado por Carmem Lúcia, ministra do STE, assista ao vídeo do voto da ministra, disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=U64WoYi3CDs&feature=relmfu > .


8) O PT NO PODER E ICAPUI HOJE


O povo de Icapui é quem está com a palavra, para dizer como se encontra nossa cidade hoje. Podemos constatar um cenário que não é, sem dúvida, aqueles que sonhamos para a nossa cidade. O Icapui de hoje é a conseqüência de toda a trajetória política que brevemente fizemos menção nos tópicos acima. E você o que é que acha? Como age em meio a tudo que estamos vivenciando?
Marcus Rebouças faz parte da história de Icapui. Como um empreendedor, que visa à liberdade e sucesso de seu torrão natal, ele apresenta para o povo de nossa cidade um projeto sólido de governo, coisas factíveis e não meras promessas. Votando no 19, no dia 07 de outubro você vota pela vitória de Icapui.

“Meus amigos não é tempo de retroceder, a canoa veloz precisa prosseguir seu rumo. O mar é revolto e as lutas são constantes, mas os remadores são muitos e querem ir avante”

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.