sábado, 4 de agosto de 2012

HOMENAGEM: CHICO BAGRE E SEU ZÉ DO COSMO

“ Apenas alguns retalhos da história viva de Chico Bagre e Zé do Cosmo, poetas e filhos ilustre de nossa terra que, cada um em seu tempo, fizeram parte da sublime história de nosso município”

Foto: Rudrigo Maia
Ao passarmos pelo centro de Icapui não pode passar despercebido aos nossos olhos, o antigo centro Chico Bagre, que é um dos pontos mais conhecidos de nossa cidade (veja a foto ao lado). Muitos jovens ficam a se perguntar, no entanto, quem fora Chico Bagre? Um ícone cultural de Icapui, que o tempo não nos deixa esquecer. Na memória dos mais vividos, resta-nos o relato, com poucas informações, sobre Chico Bagre. Sabemos que ele nascera em Icapui, por volta de 1900, e era Filho de Jeremias Félix e Maria da Conceição Felix. É pela memória de amigos e familiares mais idosos que garimpamos retalhos da memória desse filho ilustre de nossa terra. Chico é conhecido pela sua altivez e originalidade, ele fora poeta e cantador e usava da rima e do repente para contar causos do cotiano e do folclore de Icapuí. Faleceu em Fortaleza no final da década de 50. Chico Bagre representa, verdadeiramente, um símbolo da cultura de nosso povo. Antes de falecer, prematuramente, o poeta de Icapui conseguiu influenciar muitos jovens de sua terra com sua arte, entre esses jovens, destacamos um, o filho não menos ilustre conhecido como Zé do cosmo.


Foto: Blog Icapui de Tradições
José Cosme da Silva, o seu Zé do cosmo, conhecera Chico Bagre durante sua infância e aprendeu muitas de suas poesias e canções. Nascido em Icapui, no ano de 1941, seu Zé do cosmo, também fora influenciado por seu pai, Cosme de Neu, que era poeta e cantador de viola. Apesar da infância pobre, o menino, influenciado por tanta gente, sabia de có as canções de autoria do saudoso Chico Bagre, canções eternas que o garoto sempre gostava de entoar, mais tarde ele, o próprio Zé do cosmo, iria fazer um levantamento dessas poesias quase esquecidas por todos. Segundo informações dadas por José de Arimatea da Silva, geógrafo icapuiense e filho de Zé de Cosmo, sem muitas opções, o poeta tinha como profissão a pesca, mas nunca deixou de compor e cantar suas poesias, acompanhado de seu violão (veja a foto ao lado)

Seu Zé de Cosmo também deixou seu nome registrado na história política de nosso município, ele participou da luta pela emancipação usando suas poesias e canções. Foi também partícipe de eventos importantes como as semanas culturais, sextas culturais, festival lua cheia e participou também da gravação do primeiro disco coletivo dos artistas de Icapuí deixando músicas gravadas como Jesus Pescador, balão manémirá e casa da ilha. Tem obras escritas como o cordel "peleja entre Dedé e Lacerdão". Zé de Cosmo partiu com toda lucidez e sabedoria em agosto de 1996, deixando uma importante contribuição para a cultura de Icapuí e marcando seu nome na história de nosso município.

UMA HOMENAGEM DO FUTURO PREFEITO DE ICAPUI MARCUS REBOUÇAS.


As informações contidas no artigo foram transmitidas por populares, parentes e amigos dos homenageados, bem como acrescentadas de fotos colhidas na internet, das quais damos mérito total às fontes.

 Escreva para gente e participe do quadro "Filhos ilustres de nossa terra", através do e-mail:<blogdomarcusreboucas@gmail.com>

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.