quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O CUIDADO COM AS CRIANÇAS ESPECIAIS DE ICAPUI


Alguns são Autistas, portadores de Síndrome de Dall, outros hiperativos, com retardo mental, com dificuldade para se locomover, com problemas de visão e audição. Esses são apenas exemplos para que possamos reconhecer que uma parcela significativa das crianças de Icapui possui algum tipo de necessidade especial, seja ela de ordem física ou psíquica.

Apesar da quantidade de crianças especiais que se inserem em nossa população, os gestores de Icapui, incluindo a atual gestão, fizeram pouco caso dessa problemática. A solução mais conveniente para a prefeitura de Icapui é bancar a logística dessas crianças para fazerem as terapias que necessitam em cidades próximas como Mossoró, Aracatí ou Fortaleza. Muitos pais de Icapui se sentem constrangidos a apelarem à justiça para a aquisição do trasporte para seus filhos. Um verdadeiro absurdo, esse cenário que podemos contemplar em Icapui.  

Profissionais do CAPSi e da APAE de Mossoró, instituições que dão assistência a muitas crianças de Icapui, procurados por nossa equipe, foram contundentes ao afirmar a importância da municipalização do atendimento as crianças especiais. Segundo o terapeuta ocupacional João Maria, muitas crianças chegam estressadas devido a viagem, dificultando até o tratamento, por isso, defende que o gestor possibilite que a assistência a essas crianças especiais sejam feita em Icapui.

Outro tópico chave nessa discussão é que as nossas escolas não estão aptas a receberem crianças com determinados tipos de necessidades especiais. Essa é uma reclamação veemente de muitos pais e mães de nosso município que sofrem ao ver o desrespeito com que são tratadas as crianças especiais de nosso município.

Por isso queremos mudança, temos esperança que esse cenário que está ai vai melhorar, mas entendemos que essa melhora só é possível com a cobrança da população e a boa vontade da gestão em concretizar projetos. Por isso apelamos a todos os icapuienses a votarem no dia 07 de outubro, no 19 !! Olhar com um olhar diferente aqueles que são diferentes. Essa é uma proposta do nosso futuro prefeito Marcus Rebouças.

Comissão de Comunicação e Marketing da coligação A Esperança do Povo

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.