terça-feira, 31 de julho de 2012

DEBATE: MARCUS AGUARDA JERÔNIMO


O candidato a prefeito de Icapui, Marcus Rebouças, e a população icapuiense, aguardam o candidato e atual prefeito Jerônimo reis para um debate.

TROPEÇANDO E LEVANTANDO - A VIDA NOS ENSINA


O excelente artigo que segue, fora escrito pelo advogado e cidadão icapuiense Gilberto de Carvalho. Apesar de já ter sido exposto em outros blogs, fazemos questão de postá-lo, e de desde já parabenizar o autor.

Em todo lugar por onde se anda não se falar em outra coisa, senão em política, ou melhor, na sucessão dos prefeitos já que o pleito se avizinha.

Quanto custa estudar para concursos?


Costumeiramente me perguntam quanto custa a preparação para concursos e muitos me procuram contando que não estão estudando porque não têm condições de comprar todos os livros e apostilas que existem no mercado para os concursos para os quais estão se preparando. Por isso, acho importante falar um pouco mais sobre esse assunto que tira muitos concurseiros do sério. Então, afinal, quanto custa passar em um concurso?

segunda-feira, 30 de julho de 2012

RECONSTRUINDO NOSSA HISTÓRIA: MARCUS REBOUÇAS PROPÕE HOMENAGENS A FILHOS ILUSTRES DE ICAPUI


Na nossa jornada da vida nos relacionamos com uma infinidade de pessoas, algumas entram em nossa vida e logo são esquecidas, porque pouco tiveram para contribuir conosco, mas há outras que marcam as nossas vidas de tal maneira, que vamos nos lembrar delas por toda a vida. O registro histórico do homem que mais viveu, em toda história, é retirado das escrituras bíblicas. O livro de Gênesis nos apresenta um homem por nome de Matusalém. O relato bíblico diz: “E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.” (Gn 5.27).  Apesar do enorme tempo que viveu, Matusalém pouco contribuiu, pouco se fez notável, a ponto de sua biografia na bíblia resumir-se  a apenas uma frase.

            Por tudo isso, nós, do Blog do Marcus Rebouças, fizemos o propósito de homenagear alguns filhos ilustres de nossa terra, especialmente aqueles que contribuíram significativamente para a história de nosso município e que são motivo de orgulho para todos icapuienses.

            Ressaltamos que essa a iniciativa de homenagear nossos filhos ilustres, fora idealizada pelo candidato a prefeito Marcus Rebouças, pois como ele mesmo afirmou: “sem memória, é impossível haver história”. A série de artigos que serão divulgados periodicamente através desse blog, não somente visa reconstituir a história de nosso município, mas também resgatar valores que foram abalados, como o orgulho de ser filho de Icapui.

            Nos ajude a prestar essa merecida homenagem aos filhos ilustres de nossa terra. Entre em contato conosco através do e-mail:<blogdomarcusreboucas@gmail.com>, fazendo sugestões e se possível, enviando dados da pessoa que você quer que seja homenageada.


            BLOG DO MARCUS REBOUÇAS

domingo, 29 de julho de 2012

FIQUE SABENDO: QUEM INVENTOU A URNA ELETRÔNICA?


A Urna Eletrônica Brasileira ou como inicialmente era chamada "Coletor eletrônico de votos" é uma invenção genuinamente brasileira. 

Rodeada de polêmicas, sua invenção tem muitos pais. A patente registrada no INPI em 1997 tem a empresa OMNITECH como criadora da máquina, mas muita gente participou do desenvolvimento do sistema até o modelo e tecnologia de segurança atual.

O Dr. Carlos Prudêncio se diz mentor intelectual do atual voto eletrônico. Em 1989, a contragosto do TRE, ele implantou o primeiro terminal de votação por computador na cidade de Brusque-SC. Na época, ele que tinha 41 anos, era o juiz da 5ª Seção Eleitoral do Estado, com sede naquele município. A adaptação do computador foi feita com a ajuda do irmão, Roberto Prudêncio, dono de uma empresa de informática. O modelo do programa de computador usado por Prudêncio é o mesmo adotado hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Declarou o Dr. Prudêncio, que na época nenhuma grande empresa de informática se interessou pelo projeto. Ele "peitou" o TRE catarinense e fez seu experimento. A prova que ele estava certo é que na eleição de 2000, 100% das seções eleitorais no Brasil contou com a urna eletrônica.

2ª FASE DO PAC2: SERÁ QUE ICAPUI VAI FICAR FORA DESSA ?

Municípios de até 50 mil habitantes que estão fora de regiões metropolitanas têm até o dia 18 de setembro para participar do processo de aquisição de máquinas e equipamentos para construção e recuperação de estradas vicinais. A ação faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e prevê a doação de 3.591 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras às prefeituras contempladas. O formulário de cadastramento está disponível no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no endereço eletrônico www.mda.gov.br. O número de habitantes de cada município terá como base a mais recente estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Para pequenos municípios, receber em doação uma máquina tão versátil e que pode custar no mercado mais de R$ 200 mil é uma vantagem indescritível. No caso da motoniveladora, o custo no mercado é ainda maior, de quase R$ 500 mil por máquina”, explica Luiz Cláudio Marques Campos, assessor técnico do MDA.

Icapui atende a todos os requisitos do programa e tem grandes chances de ser selecionado, até porque o  Governo permite que os interessados se organizem e concorram por meio da modalidade associativa (ou seja, uma proposta apresentada por um conjunto de municípios, com no mínimo três e no máximo seis associados - todos com população inferior a 50 mil habitantes) ou via consórcios públicos já constituídos. A máquina será administrada e usada pelos municípios conjuntamente.

Vale lembrar, meus amigos, que na primeira fase Icapui, incrivelmente, ficou de fora, o que não nos deixa outra explicação a não ser a de que o município não fez a solicitação para participar do programa, que é simples, basta que a prefeitura faça um cadastro no site do MDA e envie, em prazo hábil, um ofício assinado pelo prefeito, ou seja,  depende apenas da boa vontade do gestor. Para conhecer os 56 municípios cearenses contemplados, por ordem alfabética, clique no link:< http://www.mda.gov.br/portal/arquivos/view/pac2/Ceara.pdf>.

E aí Jerônimo, Nosso Icapui vai ficar fora dessa? Vamos perder mais esse investimento? São perguntas que ecoam entre os cidadãos icapuienses, principalmente entre aqueles que têm na terra, fonte de renda, muitas vezes para sua subsistência e de sua família. O Blog do Marcus Rebouças vai continuar fiscalizando, sempre de olho, denunciando  as irregularidades que acontecem  em nosso município.

Quer saber mais e também nos ajudar a fiscalizar? Acesse já:< http://www.mda.gov.br/portal/>.

No dia 07 de Outubro, vote 19 !!!!
Prefeito: Marcus Rebouças
Vice: Narcélio.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

INTERESSANTE: O SALARIOMETRO



Um quesito importante na escolha de uma profissão a seguir é sem dúvida o salário pago para aquela função. Isso varia de estado para estado e de região para região. Quem sempre teve curiosidade em saber se o salário para o seu cargo esta compatível com a média do mercado, e comparar salários para diversos cargos em outros estados, seus problemas acabaram pois já existe, para quem não conhece, o Salariometro.

ENTREVISTA POPULAR


Essa entrevista foi realizada no dia 26/07/12 (ontem) pela equipe da Comissão de Comunicação e Marketing da coligação A ESPERANÇA DO POVO. A equipe do Blog do Marcus Rebouças agradece pela entrevista.




quinta-feira, 26 de julho de 2012

Esperança, o combustível da vida

A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa. Interessante observar que quem perde a esperança mais profunda perde o sentido de sua vida, e viver sem esperança não tem sentido. O próprio antônimo dessa palavra é DESESPERO, ou melhor, a perda quase que em estado definitivo da esperança. O desespero é capaz de corroer o coração. 

José Airton alerta sobre a inoperância de Icapuí no Projeto Cidade Digital


O Deputado José Airton, verdadeiro baluarte do processo emancipatório de nossa cidade, para nós dispensa apresentações. Vale relembrar o que ele comentou sobre a lamentável perda do projeto Cidade Digital para Icapui.

O deputado federal José Airton lamentou pela inoperância da prefeitura de Icapui que não foi contemplada com o projeto cidade digital do Ministério das Comunicações. A Prefeitura estava inadimplente. “É uma pena e, profundamente lamentável, que o município tenha sido preterido devido a Prefeitura não ter resolvido essa pendência”, disse. Há também uma preocupação com relação ao projeto do Governo do Estado do Ceará, Cinturão Digital, executado pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), em que o município estar na relação dos beneficiados. Segundo o Diretor de Cidadania Eletrônica Paulo Mendonça Junior, ele procurou conversar com a prefeitura mas até agora não obteve resposta. “Portanto, a inoperância da Prefeitura é algo muito preocupante”, alerta José Airton.

Se ligue no DivulgaCand


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), faz a divulgação de registro de candidatura, através do portal DivulgaCand 2012. Podem ser vistas informações sobre todos os candidatos a prefeito e vereador de todos os municípios do país.

Este ano de 2012 é ano de eleição, serão realizadas em todo o país eleições municipais para a escolha de prefeitos e vereadores. É chegado o momento de sentarmos e discutirmos a atuação de nossos representantes no poder legislativo e executivo municipal. Existem muitos eleitores que não sabem exatamente quantos e quem são os candidatos aos cargos de vereador e prefeito, para tornar isso público, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), possui o DivulgaCand 2012. É um portal onde está disponível a divulgação de registro de candidatura, não só de Icapuí, mas de todo o país.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Opinião: Icapuí e a Eleição da Esperança

Porém não podemos esquecer que o maior responsável pelos 20 anos de sucesso de Icapuí, foi O PESCADOR que, com seu trabalho sofrido capitalizou a nossa cidade com a pesca da lagosta, haja vista que o quilograma chegou a custar mais de R$ 120,00. Durante esse tempo, os recursos que entraram no município, deveriam ter sido usados em investimentos, já que não se precisava empregar desenfreadamente as pessoas, como se vê hoje. Quantos filhos, esposas e pescadores de Icapui trabalharam na prefeitura nestes anos? Que outra atividade alternativa foi criada ou fomentada nestes 20 anos para prevenir a estiagem da lagosta nos últimos 8 anos? 
 
Para onde foi o dinheiro da população de Icapuí? Por que a ORGAPE um projeto sustentável anunciado por grandes ONGs, nos 20 anos passados quebrou, foi á falência nesses vinte anos de sucesso?  Qual o apoio que o novo e ressurgente empreendedor do município recebeu nestes 28 anos? O que acontece? Quando um lado ganha, o outro fica pobre,marginalizado, excluído e vice  versa.
 
Precisamos urgente de técnicas comerciais para segurar o nosso capital, que hoje sai para outros municípios, principalmente Aracati e Mossoró. Tem-se que dar total apoio  ao empreendedor icapuiense, os jovens, aos donos de mercearia, aquela bodeguinha da comunidade, aos pequenos projetos sustentáveis, expandir o turismo que deve ser sustentável em nosso município...
 
A PETROBRÁS retira nossa riqueza natural a muitos anos, qual foi a sua contribuição com a geração de emprego e renda? Em que frentes as gestões passadas atuaram para sensibilizar para essa causa?
 
 Temos que buscar junto à PETROBRÁS, cursos técnicos para nossa juventude e ao mesmo tempo defender o engajamento nas empresas terceirizadas pela mesma. O mesmo deve-se fazer com a AGRÍCOLA, inclusive incluindo em nosso turismo a festa do melão, já que daqui sai o melhor melão do mundo.
 
 Precisamos acreditar e dar chance a quem não teve, abrindo o sinal verde para todos, independentemente de partidos e cores de bandeiras.
A esperança agora, não é só reconstruir, é também possibilitar um novo projeto de gestão para Icapuí, com pessoas que amam o município e acreditam no seu povo, para vermos acontecer agora, políticas públicas voltadas para todos, eliminando a politicagem hoje reinante nessa terra promissora. 
 
Marcus Vagne Rebouças – um empreendedor

CARTA ABERTA AO POVO DE ICAPUI


Caríssimos,

É com uma inenarrável alegria, que me dirijo a todos os meus conterrâneos, na condição de candidato a prefeito da minha querida cidade de icapui.  Almejo nessas poucas linhas expressar, embora que de forma concisa, nossos planos para o futuro e projetos para a nossa cidade. Sempre gosto de afirmar, que não nasci para “sonhar pequeno”, gosto de vislumbrar coisas grandes, foi assim que cresci. Mas, aprendi também com a vida, que não se devem sonhar grandes sonhos, sozinho, isto para mim é sinônimo de fracasso. É por isso meus amigos icapuienses, que conto com a confiança de todos vocês para construir a cidade que sonhamos para nós e nossos filhos. Este é um sonho que temos em comum.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Sou Marcus Vagne Félix Rebouças, nasci e me criei aqui em Icapuí, cidade da qual eu me orgulho muito e que tenho muito amor, nasci no pé-da-serra de Icapuí, onde criei minhas raízes e que nunca abandonei, sou simples e humilde e aprendi isto com esse povo, sou filho de Neném de Pedro Amâncio e de Fátima de Geraldo Félix, minha mãe foi professora desde muito jovem, quando Icapuí ainda não era um município e contribuiu na formação de muitos filhos de Icapuí, como exemplo posso citar o Deputado Federal José Airton, Deputado Estadual Dedé Teixeira, Iran Félix entre outros.

Tenho três filhos (Ian, Marcus e Matheus) e quatro irmãos ( Marta Silêda, Mardônio, Magna e Maikon).